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Qual a diferença entre um e-mail corporativo e um pessoal?

Por que eu deveria ter um e-mail corporativo?

Como eu obtenho um e-mail corporativo?

Imagine que você possui uma casa que está com a pintura antiga. Você estava querendo pintá-la você mesmo, mas finalmente admite que precisa contratar alguém para fazer isso para você.

Você vai até a loja de equipamentos local e publica um anúncio de “Deseja-se pintor de casa” no quadro de avisos coletivo. No dia seguinte, verifica seu e-mail e vê que já tem duas respostas para seu anúncio.

A primeira coisa que você nota é o endereço de e-mail dos candidatos.

Um parece mais confiável que o outro, então você só responde para esse endereço.

Qual e-mail parece mais confiável e profissional?

jose007@mail.com
antonio@antoniopintor.com

Resultado:

O endereço de e-mail de Antônio parece de uma empresa real. Enquanto, o de Diego parece ser seu e-mail pessoal, o que pode levantar dúvidas sobre seu profissionalismo.

Um e-mail corporativo é aquele dedicado exclusivamente à comunicação comercial e termina em um domínio da empresa (@antoniopintor.com).

Ter um e-mail empresarial parece um pequeno detalhe, mas pode ser no seu negócio. Por exemplo, ajuda a impulsionar a credibilidade da sua empresa fazendo suas comunicações por e-mail parecerem profissionais e legítimas.

Um e-mail corporativo também torna os e-mails da sua empresa mais consistentes. Quando cada um de seus funcionários usa o mesmo domínio da empresa em seus endereços de e-mail, fica claro que vocês estão todos em um único time.

A conexão entre seu e-mail corporativo e o domínio do seu site pode aumentar o reconhecimento de sua marca também. Toda vez que você e os membros de sua equipe enviarem e-mails para alguém, seu endereço os lembrará da empresa que vocês representam.

Você não precisa ser uma companhia com vários funcionários para ter um e-mail corporativo. É fácil e acessível para empresas de todos os tamanhos.

Mesmo que você seja o único funcionário da sua empresa, pode criar vários endereços de e-mail que vão lidar com diferentes comunicações comerciais:

contato@antoniopintor.com,
vendas@antoniopintor.com,
clientes@antoniopintor.com.

Como conseguir o e-mail com domínio próprio?

A atribuição de domínios é organizada centralmente. Cada domínio de nível superior é gerenciado por um centro de informações de rede, também conhecido como um registro de nomes de domínio.

Empresas privadas, como provedores de serviços de internet, permitem que o registro de domínio ocorra separadamente ou combinado com outros serviços, como hospedagem de e-mail. Para os clientes, o processo de pedidos é realizado em três etapas:

Passo 1: Escolha o fornecedor

Um domínio geralmente pode ser registrado por meio de vários provedores de serviços. Os critérios de seleção importantes para hospedagem de e-mail com um domínio pessoal é o número de caixas de entrada disponíveis, o tamanho de armazenamento de uma caixa de entrada e a disponibilidade de métodos de transmissão relevantes, como POP3 e IMAP.

Passo 2: Verifique o domínio do e-mail

Depois de encontrar uma empresa de hospedagem de e-mail adequado, você deve verificar a disponibilidade do seu domínio desejado. Os registradores credenciados têm bases de pesquisa de domínio gratuitas.

O provedor procura o registro adequado para o domínio desejado, o que leva apenas alguns segundos. Observe que um domínio de e-mail deve sempre consistir em um domínio de nível superior e um nome de subdomínio (domínio de segundo nível).

Passo 3: Registre seu domínio de e-mail pessoal

Se um domínio disponível foi encontrado, o processo de pedidos agora pode começar. É interessante para as empresas registrar o domínio de segundo nível desejado com diferentes extensões para aumentar a visibilidade da rede e proteger o nome da empresa do domínio.

Criar um e-mail com domínio próprio pode ser feito completamente online e de maneira simples: é preciso preencher o formulário de inscrição. Seu nome, endereço e endereço de e-mail são os únicos detalhes necessários. Não esqueça os detalhes do seu banco para completar o processo de pedido.

Outra Dica:

Bem fácil de obter um endereço de e-mail é através do Google G Suite. Basta acessar google.com/gsuite para começar.

Primeiro, assegure-se de que você tem um nome de domínio empresarial (ou seja o endereço para seu site). Se você não tem um domínio registrado, pode conseguir um enquanto organiza sua conta no G Suite.

Então, preencha suas informações: seu e-mail, o nome da sua empresa, número de funcionários e em que país você está sediado. Feito isso, o G Suite assume daqui.

Sim, obter um endereço de e-mail corporativo é simples. Mas existem alguns passos que você pode seguir para tornar o processo ainda mais fácil. Vamos criar uma lista de tarefas para ajudá-lo.

Lista do que fazer para o e-mail corporativo:

  • Pensar em nomes de domínio baseados no nome da minha empresa
  • Conferir a disponibilidade do nome de domínio escolhido
  • Escolher e registrar meu nome de domínio
  • Decidir se eu quero diferentes endereços de e-mail corporativos para comunicações diferentes (contato@, vendas@ etc.)
  • Visitar google.com/gsuite ou empresas que forneçam o serviço para configurar meu endereço
  • Notificar atuais clientes sobre meu nome e-mail corporativo.
  • Configurar encaminhamento automático no meu antigo endereço de e-mail.

Depois que você configurou seu e-mail corporativo, lembres-se que você sempre pode acessar a conta para adicionar ou deletar endereços de e-mail conforme sua empresa cresce e transforma-se.